5 meses sem carne

07:19



2015 foi um ano de mudanças. Quando criei esse blog em 2014, vejo quantas coisas mudaram. E olha que nem faz tanto tempo, não é?

E uma das coisas que aconteceu e eu nem tinha planejado tanto assim foi parar de comer carne. Dia 28 de Outubro de 2015 eu subitamente decidi parar. Estava eu na escola, fui comprar um lanche e escolhi um croissant de queijo no lugar de uma esfirra de calabresa. Cheguei para meus amigos e disse: "Vou ficar uma semana sem carne para ver o que acontece."
E surpresa, já faz cinco meses.

No mesmo dia em que tomei a decisão fui pesquisar. Vi várias coisas que me animavam cada vez mais a continuar, e coisas bem tristes. Nunca pensei que existia ódio e preconceito contra pessoas que escolheram não comer carne.

Essa tinha sido minha segunda tentativa. A primeira foi em maio quando estava tentada a virar budista, (que ainda não aconteceu, mas quem sabe no futuro?) só que no mesmo dia tinha desistido porque o almoço estava muito cheiroso.

Não quero dizer que é fácil. Principalmente morando no interior onde opções alternativas são difíceis de se encontrar (só tem uma lanchonete com hambúrguer vegetariano, mimimi). Mas é gratificante pensar que nenhum animal está sendo morto para me alimentar.

Infelizmente não reduzi toda a dor, isso é verdade, já que ainda consumo leite e seus derivados e também ovo. A industria alimentícia em geral é muito cruel. Eu tenho dezesseis anos e moro com meus pais, não posso exigir que eles mudem toda a nossa alimentação. Além de ser caro, exige tempo e pesquisa.

Não, eu não quero que ninguém pare de comer carne. Principalmente num país emergente como o nosso, onde há muitas pessoas de baixa renda que necessita de carne para alimentar sua família. Eu entendo a situação de todos os lados. O que me faz não comer carne é o alívio que me dá, como isso me deixa melhor mentalmente, mais conectada ao mundo.

Lembro que antes de virar pescetariana (não sou vegetariana, já que ainda incluo peixes em minha dieta) eu brinquei com um bezerrinho e ele não era tão diferente da minha cachorrinha Summer. Então pensei: "Puts, eu vou te comer!". Fiquei bem chateada. Olhei nos olhos dele e... Ah :/

Não sou uma vegetariana perfeita, nem perto estou. De pouco em pouco a gente vai indo. Por sorte eu tenho uma amiga que também parou com a carne e nós compartilhamos dicas, receitas e motivação.
Quando posso pesquiso sobre determinadas marcas para ver se eles fazem testes e pesquisas em animais. Queria dizer que já sei várias coisinhas deliciosas com soja e tudo anda muito bem, obrigada.

Aos poucos a gente vai indo.

You Might Also Like

0 comentários